Skip to main content

Centro Municipal de Cultura

Postado em 2022-01-01
Nam accumsan ligula id metus cursus pharetra.

Centro Municipal de Cultura 

Texto: Luana Angélica

O prédio que abriga hoje o Centro Municipal de Cultura foi projetado pelos arquitetos mineiros Roberto Pinto Manata e José Carlos Laender de Castro e fora construído entre os anos de 1972 e 1977 para atender a demanda da cidade, que necessitava de um espaço maior para o fórum da comarca de Uberlândia. Denominado Palácio da Justiça Abelardo Penna, teve esta função até meados de 2017. Em fevereiro de 2020, após um hiato de 3 anos sem uso, acontece a inauguração do espaço como centro cultural.

O estilo da construção que povoa o imaginário uberlandense é conhecido como Brutalista e descende de escolas arquitetônicas desenvolvidas no estado de São Paulo na década de 70. Este estilo de arquitetura visa não esconder a estrutura da própria construção, abrindo mão da pintura, deixando aparente o cimento, evidenciando as formas grandes, limpas e geométricas (destaque para o grande paralelepípedo de 85 por 65 metros que se destaca como elemento visual principal) e também suas vigas e pilares. Atualmente o prédio encontra-se em processo de tombamento.

O centro Municipal de Cultura de Uberlândia conta com diversos espaços batizados com nomes que homenageiam figuras históricas do cenário cultural da cidade:

- Memorial Afro Capitão Charqueada: integrante mais antigo do Congado da cidade, nascido em 1901, filho de escravizados. Contribuiu imensamente para a preservação das tradições culturais afro-brasileiras. O espaço tem como objetivo a valorização das manifestações culturais locais.

- Explanada Pena Branca e Xavantinho: localizado na área externa do prédio, abriga feiras gastronômicas, de artesanato, além de apresentações artísticas diversas.

- Teatro Nininha Rocha: teatro com palco italiano que ocupa a antiga sala de júri. Pode abrigar até 109 pessoas. Nininha foi pianista e poetisa uberlandense de grande destaque.

- Galeria de Arte Iolanda de Lima Freitas: espaço expositivo cujo nome homenageia a 1ª secretária de cultura da cidade. A referida galeria está localizada na entrada do Teatro Nininha Rocha, no primeiro andar do Centro Municipal de Cultura.

Conta ainda com a Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, Galeria Concreto e Pinacoteca 3  com obras do acervo da SMCT. 

CONTATO: (34) 3236-8011 

Horários de Funcionamento: 

Centro Municipal de Cultura

HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO DOS ESPAÇOS DO CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA DE UBERLÂNDIA

GABINETE: 12h às 17h
BANDA: 08h às 11h
BIBLIOTECA: 08h15 às 18h45
CINETEATRO: Conforme agendamento
ESPLANADA E GALERIAS: 12h às 17h

ACOMPANHE NOTÍCIAS PELO SITE: https://centro-municipal-de-cultura.negocio.site/

  

Comentários

Envie seu comentário