Skip to main content

Memórias da Cidade: Paulo Buenoz

Postado em 2021-07-01
Nam accumsan ligula id metus cursus pharetra.

Memórias da cidade: Paulo Buenoz 

Por_ Luana Angélica @picoledegesso

Publicado em Julho/2021

 

O artista Paulo Lima Buenoz desenvolve suas obras artísticas dialogando com os espaços de exposição, conduzindo-nos a adentrar em seu universo sensível e afetivo. Nascido na cidade de Marília, São Paulo, graduou-se pela Unesp. Produz suas obras desde este período, passando por cidades como Buffalo, nos Estados Unidos, onde formou-se mestre pela State University of New York at Buffalo. Participou de residências e expos suas obras em diversas mostras no Brasil e no exterior.

Desde 2006, Paulo leciona no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia, fez diversas exposições na cidade em seus variados espaços expositivos e foi diretor do Museu Universitário de Arte: “Pra mim estar na coordenação do Museu é igualmente uma função estética, não é só uma função administrativa”, em entrevista concedida ao programa Ladeira Metálica, gravado nas escadas do próprio Museu Universitário.

“Na minha prática estética, me interessam as múltiplas camadas que compõem a noção de Corpo, Ausência, Memória e Lugar como produção de sentido em arte. O agente mobilizador tem sido o desconforto de um corpo que ao ser deslocado de sua ‘normalidade’ é impelido a habitar lugares desconhecidos como forma de resistência. Tenho trabalhado com instalações e performances, práticas onde encontro possibilidades de abertura ao outro e a chance de inventar lugares como diferentes campos de experiência do sensível” diz a respeito de sua instalação intitulada “Quase sem titulo: a viagem”.

Paulo falou sobre universos íntimos a serem percorridos, presenças e ausências e seus espaços e também sobre assuntos mais políticos como a questão dos refugiados. Nas imagens, alguns de seus trabalhos emblemáticos.

         

                      Eu morro um pouco toda vez que te digo adeus”. Paulo Buenoz

                          

                     DESASSOSSEGO - Paulo Buenoz

                   

                  DESASSOSSEGO - Paulo Buenoz

    

          O artista em sua instalação “O Silêncio dos Nomes”.

                      Registro da exposição “Quase sem título: a viagem”.

                     Registro da exposição “Quase sem título: a viagem”.

Comentários

Envie seu comentário