Skip to main content

Memórias da Cidade: Uberlândia Clube

Postado em 2021-06-10
Nam accumsan ligula id metus cursus pharetra.

Memórias da Cidade: UBERLÂNDIA CLUBE

 Por_ Luana Angélica 

 Publicado em junho/2021

 O Uberlândia Clube foi inaugurado em 1957. Ele veio atender a demanda de seus sócios, que necessitavam de um clube social maior para festividades, abandonando seu antigo endereço na rua Afonso Pena e transferindo-se para a Santos Dumont. O terreno foi cedido pelo Estado de Minas Gerais através dos esforços de Rondon Pacheco para que pudesse ser construído com recursos providos pelos sócios do clube, em grande expansão na década de 50. O estilo da arquitetura é associado aos edifícios modernistas e em seu interior conseguimos identificar elementos da art decó. A organicidade das formas de seu hall com uma grande rampa fluida coberta por um tapete vermelho que acompanha seu desenho, nos leva a conhecer o seu interior repleto de movimento sugerido pelas colunas unidas aos balcões, mezaninos e relevos no teto. Um lugar onde tudo parece fluir em outro tempo. Algumas curiosidades sobre o espaço:

- O articulador da construção do Uberlândia clube foi José Rezende Ribeiro, o ex-vereador da cidade também foi o criador do sorvete Tarumã e desenvolveu a receita da bala Toffe da Erlan. Três grandiosos feitos.

- O painel em mosaico “Arlequim e Colombina”, que decora o hall de entrada do espaço do clube é de autoria de José Machado Morais, artista carioca nascido em 1921, que morou em Uberlândia na década de 70, tendo lecionado na UFU, assim como na FAAP.

- Bailes de carnaval vieram a ser tradicionais no espaço do Uberlândia Clube. A festa, que segundo relatos era regada a muita bebida e lança-perfume da marca Rodouro (permitido e muito popular nos anos cinquenta) começava as onze da noite e tinha hora para acabar: as quatro da manhã.

- Os bailes de debutantes eram muito populares no clube. Eram promovidos pela organizadora de eventos Haydée Soares Vasconcelos que ministrava aulas de dança, etiqueta e postura, para que as moças se apresentassem a sociedade uberlandense no dia do grande evento. Em um deles contou com a presença do ator Tony Ramos, artista convidado a dançar com as debutantes. Nos anos 80 organizou um evento destinados a debutantes negras e escandalizou a elite uberlandense associada ao clube.

- A orquestra espanhola Cassino de Sevilha, uma das mais antigas do mundo e atuando ainda hoje, foi a escolhida para tocar a trilha sonora da festa de inauguração do clube em dois dias de janeiro de 1957. No primeiro dia exigiu-se traje a rigor, no segundo, traje de passeio.

                          Foto: https://www.facebook.com/uberlandiaclube2016/

                          Foto: Sandra Pacheco Freitas 

                                                        Foto: Sandra Pacheco Freitas 

                                                        Foto: Sandra Pacheco Freitas

                                      Foto: https://www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/secretarias/cultura-e-turismo/patrimonio-historico/bens-tombados-e-registrados/

                                                        Foto: Sandra Pacheco Freitas

                                                        Foto: Sandra Pacheco Freitas

           Foto: https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/20254/uberlandia-clube-completa-82-anos-de-historia

            

 Foto : https://www.museuvirtualdeuberlandia.com.br/site/uberlandia-clube-tesouros-escondidos/

----------------------

FONTES:

https://www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/secretarias/cultura-e-turismo/patrimonio-historico/bens-tombados-e-registrados/uberlandia-clube/

https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/20254/uberlandia-clube-completa-82-anos-de-historia

http://www.ojornaldeuberlandia.com.br/2017/08/31/uberlandia-clube/

Comentários

Envie seu comentário