Skip to main content

Museu Municipal no Palácio dos Leões

Postado em 2018-02-19
Nam accumsan ligula id metus cursus pharetra.

O Museu Municipal funciona no Palácios dos Leões, localizado no Centro Histórico da cidade. Conta com Acervo, Reserva Técnica e as exposições “Nossas Raízes” e “Câmara Municipal: Fragmentos da História”.

 Endereço (sede): Praça Clarimundo Carneiro, 67 – Bairro Fundinho no Centro Histórico

 Horário de atendimento: 2ª a 6ª feira – 8h às 17h30

 Visitas monitoradas, agendar pelo telefone: (34) 3214-0068

ACERVO

Originário da coleção de Argemiro Costa, funcionário do Funrural, que guardou objetos antigos durante certo período de sua vida. Com seu falecimento, a família vendeu a coleção à Prefeitura, em 1984. Após aquisição desta coleção, o acervo do museu vem sendo complementado através de doações da comunidade.Atualmente o acervo conta com 2850  objetos.
 

RESERVA TÉCNICA

Local onde se desenvolve um conjunto de ações voltadas à apresentação do acervo à comunidade. É no espaço do Anexo do Museu que são feitas as pesquisas e onde se processam a análise, a higienização, a conservação e, quando necessário, os reparos e/ou restauração das peças do acervo. São estes procedimentos que garantem a salvaguarda dos bens culturais, preservando a memória e a história da cidade e região.

EXPOSIÇÃO NOSSAS RAÍZES

Retrata cenográfica e historicamente aspectos da formação da cidade no período que compreende a ocupação da região no início do século XIX até o ano de 1920.

Possui quatro salas: O fazedor e o fazendeiro nas fazendas, Lembranças aquecidas do cozer, Uberabinha: Uberlândia em formação e Casa do Comércio.

EXPOSIÇÃO CÂMARA: FRAGMENTOS DA HISTÓRIA

Um pequeno histórico da Câmara Municipal em Uberlândia que até 1993 funcionou neste prédio.

Fonte: http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/23/3032/museu_municipal.html

Foto: Laura Teixeira de Oliveira

image01

Comentários

Envie seu comentário