Skip to main content

Projetos Parceiros

Postado em 2018-03-07
Nam accumsan ligula id metus cursus pharetra.

Confira a entrevista concedida pelo Urban Sketchers - Uberlândia ao Guia Pontos de Vista

Quem passa pelo centro da cidade aos domingos pela manhã pode se deparar com jovens de lápis ou caneta à mão, concentrados em algum ponto comum. São os participantes do Urban Sketchers, ação que reúne pessoas em todo o mundo para desenhar cidades. Descobrindo este movimento em Uberlândia, fomos até eles para saber mais e poder divulgar esses encontros que tanto enriquece culturalmente a nossa cidade. Além da entrevista, também experimentamos desenhar com eles: a Laura (que trabalha no Guia) já virou participante frequente. Ainda estabelecemos uma parceria para fortalecer a divulgação de ambos projetos, o Urban Sketchers – Uberlândia e o Guia Pontos de Vista.

 

Com a palavra, Urban Sketchers – Uberlândia:

O que é o Urban Sketchers?

O Urban Sketchers é uma comunidade de correspondentes que reúne pessoas do mundo todo, interessadas em produzir e compartilhar seus desenhos de locação. Essa comunidade global inclui pintores, arquitetos, jornalistas, publicitários, ilustradores, designers e educadores, que publicam mais que apenas desenhos na web, compartilhando também a narrativa e as circunstâncias em que esses desenhos foram feitos.

Nossa missão é incrementar os valores documental, educacional e artístico, do desenho de locação, promovendo sua prática e conectando pessoas ao redor do mundo que desenham em suas cidades e em suas viagens.

Como funciona?

Funciona da seguinte forma:

1. Nós fazemos desenhos de locação, através da observação direta, seja em ambientes externos ou internos.
2. Nossos desenhos contam histórias do dia a dia, dos lugares em que vivemos, e para onde viajamos.
3. Nossos desenhos são um registro do tempo e do lugar.
4. Nós somos fiéis às cenas que estamos retratando.
5. Nós utilizamos qualquer tipo de técnica e valorizamos cada estilo individual.
6. Nós nos apoiamos e desenhamos juntos.
7. Nós compartilhamos nossos desenhos on-line.
8. Nós mostramos o mundo, um desenho de cada vez.

Em Uberlândia, nos reunimos todo domingo às 9 horas e o encontro dura 2 horas aproximadamente. Atualmente, escolhemos os próximos lugares através de enquetes on-line

                                    

De quem foi a iniciativa de implantar o Urban Sketchers em Uberlândia?

 A iniciativa foi da Medousa Normando, que já participava do Urban Sketchers da cidade natal dela (que lá se chama "Croquis Urbanos - Ponta Grossa”) antes de se mudar para Uberlândia.

Quando o projeto começou aqui na cidade?

Ele teve seu primeiro encontro no dia 3 de setembro de 2017, na Praça Clarimundo Carneiro e registramos o coreto. Este foi o primeiro encontro, mas já estávamos conversando há um tempo e conhecendo pessoas que se interessassem em participar desse movimento.

 

Quem faz parte?

Em nosso grupo a maioria são jovens adultos (média de 26 anos),  são artistas autodidatas, mas também temos educadores e  acadêmicos, uma minoria não é de Uberlândia

Atualmente fazem parte do grupo: Sckarllete Bucater, Hudy Gotic, Maxwell Santos Nogueira, Gabriel Medeiros, Medousa Normando, Laura Teixeira de Oliveira, Deborah Nobrega, Paula Boris e Ademar Junior (como fotógrafo).

Tem algum local desenhado que chamou a atenção mais do que outros, por algum motivo?

Sim, a Casa da Cultura foi a experiência mais ímpar, tanto por causa da riqueza de detalhes do casarão, quanto pela quantidade de participantes e a "plateia" que tivemos durante a produção das artes; Naquele local, que é mais residencial, o horário foi bem propício aos curiosos que passeavam com seus cachorros na Praça Coronel Carneiro, cada um com suas dúvidas e elogios!

Os organizadores enfrentam algum tipo de resistência ou dificuldade com o projeto na cidade?

A única dificuldade que temos é de encontrar mais artistas interessados em participar do movimento. Uberlândia tem muita história para contar e gostaríamos de mais olhares para retrata-la.

Qual a expectativa sobre o projeto ?

Bom, estamos planejando uma exposição dos nossos trabalhos perto do aniversário de Uberlândia, nesse ano ou ano que vem. Com sorte, faremos esse ano!

     Acompanhe e participe do Urban Sketchers - Uberlândia:

     Facebook: https://www.facebook.com/UrbanSketchersUberlandia/

     Instagram: https://www.instagram.com/urbansketchersudia/

           

 

 

Comentários

Envie seu comentário