Skip to main content

Memórias da Cidade: Cinemas de Uberlândia

Postado em 2021-05-06
Nam accumsan ligula id metus cursus pharetra.

Memórias da Cidade: Cinemas de Uberlândia

 Por Luana Angélica 
(publicado em maio/2021) 

 

Uberlândia tem marcada em sua história a existência de diversas casas de cinema, que, especialmente depois da década de 30 do século XX constituíram o que se pode chamar de “Cinelândia Uberlandense”, saciando o desejo das elites locais em inserir uma imagem moderna e progressista a cidade. O cinema cai no gosto popular e torna-se o principal reduto de sociabilidade em Uberlândia. Selecionamos informações e fotografias de alguns destes lugares míticos:

>>> Cine Avenida foi inaugurado em 1928 por um comerciante português. Tem a mudança de seu nome no final da década de 70 para Cine Bristol. Encerrou suas atividades em 1999, cedendo lugar a um bingo.

 Inauguração do Cine Teatro Avenida, imagem sem identificação de data. Foto da coleção João Quituba.

>>> Cine Theatro Uberlândia foi inaugurado em 1937 por um industrial uruguaio fabricante de línguas enlatadas. O cinema era conhecido como “o maior palácio cinematográfico do brasil” tornando-se um ícone capaz de comportar 2.200 pessoas. Era ricamente decorado. Possuia uma escadaria de mármore e detalhes com borboletas prateadas em sua entrada. Anos mais tarde foi vendido para Nicomedes Alves dos Santos.

          

CINE THEATRO UBERLÂNDIA - Imagem sem identificação de autor e data.

>>> Cine Regente foi inaugurado em 1952: tinha capacidade para 840 pessoas. Era conhecido como o Palácio Azul, por causa da pintura interna de suas paredes nos anos 50. Fecha suas portas em 1993 reabrindo em 1998 através dos esforços de seu próprio dono. Fecha em 1999, reabre novamente em 2000 e fecha definitivamente em 2002.

           

Cine regente nos anos de 1950. Coleção Osvaldo Naghetini. Arquivo Público Municipal de Uberlândia.

>>> Cine Windsor teve sua inauguração no início dos anos 80 na avenida Floriano Peixoto. Chegou a ter lotação máxima de 350 pessoas. Tinha uma sessão especial fomentada pela prefeitura que exibia filmes fora do circuito hollywodiano. O primeiro fechamento ocorre em 1990. Tem uma reabertura em 1996 fechando definitivamente em 1998.

          

Imagem sem identificação de autor e data.


 

 

 

 

Comentários

Envie seu comentário